Data

Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cultivo do Rabanete


RuralNews - Da Redação

O rabanete (Raphanus sativus L.) é uma planta que produz uma raiz muito saborosa e bastante consumida, principalmente crua e em saladas. Além disso, é considerada uma planta com aplicações medicinais, principalmente no tratamento de artritismo ou como diurético e tranquilizante.

O rabanete adapta-se melhor a regiões de clima frio ou temperado, o que faz da região Sul a mais propícia para o seu plantio. As melhores temperaturas para o seu desenvolvimento ficam entre 10 e 20 ºC. No Brasil, praticamente, só são plantadas variedades anuais desta planta. Os solos mais indicados são os areno-argilosos, com pH entre 5,5 e 6,8.

O plantio pode ser feito em qualquer época do ano, em regiões de clima ameno e recomenda-se o plantio de abril a junho, nas demais regiões do Brasil, onde o verão é sempre quente e chuvoso.

A colheita começa de 25 a pouco mais de 30 dias depois da semeadura. É feita através do arrancamento completo da planta. A colheita não deve se estender por mais de dez dias porque, após este período, as raízes começam a perder a sua qualidade e podem até mesmo ficar impróprias para o consumo e comercialização.

Plantio e tratos culturais

O solo deve ser preparado com 20 litros de esterco curtido de curral e fertilizantes minerais, quando necessário. A semeadura é feita no local definitivo, com o espaçamento de 30cm entre os sulcos que devem ter de 1 a 2cm de profundidade.

O principal cuidado a ser tomado com a plantação de rabanetes é manter constante a irrigação, que deve ser diária. Além disso, devem ser retiradas, sempre, as plantas invasoras, através de capinas manuais.

Não é uma planta que sofre muito com doenças e pragas, por ser bastante resistente. Entretanto, devem ser observadas as presenças de grilos e pulgões e, ainda, a mela, que é uma doença causada por fungos. Em todos estes casos, devem, ser tomadas providências para erradicar esses problemas, principalmente através da utilização de defensivos adequados ou de métodos naturais.

Publicado em: 04/01/2012

Um comentário:

  1. Gostei das informações contidas na pagina.
    Sucintas e claras.

    ResponderExcluir