Data

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Manipueira contra pragas e doenças na agricultura


Portal Dia de Campo - Kamila Pitombeira

Água da mandioca pode dobrar produção ao evitar perdas de plantas, além de ser usada na alimentação de ruminantes

A Manipueira, ou seja, a água da mandioca pode trazer benefícios à agricultura com as diversas formas de utilização. Poucos produtores sabem, mas ela serve de adubo natural, tanto de solo, como foliar, podendo ser usada ainda na alimentação de ruminantes. A manipueira impura, quando adicionada à água, é mais venenosa que a pura. Ela é capaz de combater pragas e doenças. Então, deve ser utilizada no mesmo dia da sua coleta, pois depois disso, o ácido que faz parte do conteúdo da raiz é perdido. Com o manejo adequado, a água da mandioca pode até mesmo dobrar a produtividade da lavoura através da preservação de plantas que seriam perdidas por causa de pragas e doenças.

— Ela pode ainda ser utilizada na alimentação dos ruminantes, como o boi, o carneiro, o bode e o búfalo. Nesse caso, é preciso realizar um processo de desintoxicação antes do fornecimento aos animais. Quando se trata da manipueira pura, é preciso um prazo de, pelo menos, dois dias — afirma Mauto Diniz, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

A água da mandioca pode ainda ser utilizada como adubo agrícola, trazendo bons resultados aos agricultores. São cinco diferentes maneiras de utilização. A primeira delas consiste em aplicar o adubo diretamente no solo. Ela pode também ser utilizada na adubação de cobertura, como adubo foliar, no preparo de compostagem e na fertirrigação.

— A manipueira pode substituir adubos químicos como a ureia, superfosfato simples e o cloreto de potássio, pois contém naturalmente esses nutrientes, podendo ainda ser utilizada em qualquer cultura. A única variável é a dosagem, que muda de cultura para cultura — explica o pesquisador.

Esse adubo é capaz também de aumentar a produtividade. Na mandioca, por exemplo, a produtividade com o uso da manipueira é superior em relação à adubação química, segundo Diniz.

— Aqui em Cruz das Almas (BA), realizamos uma experiência que contava com seis tratamentos de adubação com manipueira no solo. Na experiência, 2,5l de manipueira por metro linear produziram 18,75 toneladas por hectare. Já os tratamentos sem esse adubo, produziram apenas 9 toneladas por hectare — conta.

O entrevistado diz ainda que a manipueira foi utilizada como fungicida pela equipe de fitopatologia da Embrapa visando ao controle do mal do panamá na banana. A manipueira impura resultou na morte de apenas 12,77% das plantas. Já a testemunha, ou seja, aquela que não recebeu nenhum adubo, resultou na morte de 14,29%.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Mandioca e Fruticultura através do número (75) 3312-8048.



Publicado em: 03/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário