Data

Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dia Nacional do Extensionista Rural (06/12/2011)


Dia 6 de dezembro comemora-se, em todo o país, o dia do Extensionista Rural. Criado através da Lei 12.386, no dia 3 de março de 2011, pelo Congresso Nacional, o Dia Nacional do Extensionista Rural tem por objetivo reconhecer o valor desse profissional que atua diariamente ao lado do agricultor, ajudando-o na construção de um Brasil social e economicamente produtivo e sustentável. 
Pode-se até dizer que grande parte do crescimento agroeconômico do estado e até do país tem a contribuição da Ação Extensionista. É ele que leva de forma informal, a educação no campo. É ele que desenvolve as ações que compõem o processo produtivo e é ele, hoje, o agente facilitador das Políticas Públicas, nas três esferas de governo, que tem como foco a valorização e o fortalecimento da agricultura familiar. 
A vida profissional do extensionista, com toda a tecnologia existente, parece hoje, mais produtiva e tranquila, mas nem sempre foi assim. Muitos dos que atuam na Emater passaram por grandes dificuldades para assistir às famílias rurais que, aos poucos iam se instalando no Estado. Eram estradas inadequadas, picadas mal abertas, meios de comunicação inexistentes e meios de transportes insuficientes. Para desenvolver seu trabalho o extensionista precisava ser também “professor”, “doutor”, “psicólogo”, e muitas vezes, acabava quase se tornando um membro da família, tanta era a necessidade daquelas famílias. 
Com a chegada do asfalto, transporte facilitado, políticas públicas ampliadas e a chegada das tecnologias, o extensionista já conta com mais facilidades para atuar no campo, mas a extensão também vive um novo tempo. A Lei 12.188, de 11 de janeiro de 2010, que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater), sugeriu a utilização de metodologias participativas, com enfoque multidisciplinar, interdisciplinar e intercultural, ou seja, valorizando o conhecimento do agricultor e troca de experiências entre agricultor/extensionista e agricultor/agricultor, levando-se sempre em consideração as questões étnicas, raciais, culturais, ambientais e outras peculiaridades locais. 
Assim, o Extensionista Rural vai se adequando às novas idéias, às novas políticas e fazendo disso o instrumento de suas ações no fortalecimento da família rural. Por isso, nada mais justo que seja dedicado a ele um dia especial: o Dia Nacional do Extensionista Rural.

Fonte: Emater-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário