Data

Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 26 de julho de 2011

Agricultores Familiares de Rafael Godeiro-RN podem Plantar com Segurança

O Programa Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que busca garantir condições mínimas de sobrevivência aos Agricultores Familiares de municípios sistematicamente sujeitos à perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico, situados na área de atuação da Sudene. Na quinta-feira (21/07/2011) houve uma reunião na cidade de Riacho da Cruz-RN com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Técnicos da Emater-RN, Secretários(as) Municipais de Agricultura e Sindicatos de trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STR, STTR, SINTRAF) com objetivos de esclarecimentos na execução do Programa para a safra 2011/2012. O Prefeito Municipal Dr. Abel Filho aderiu novamente ao Programa Garantia-Safra 2011/2012, assegurando condições aos Agricultores Familiares sujeitos ao fenômeno de estiagem ou excesso hídrico. " Esta iniciativa da atual gestão municipal fortalece a nossa agricultura familiar contribuindo sobremaneira na economia local, pontuou Kergenilson de Paiva Menezes."

 Gestora Regional Francisca Jales da Costa Diniz

Coordenadora Estadual do Garantia - Safra Jadna Faustino

Coordenadora do Programa na SAPE/RN Drª.Geane

Engº Agrº Aroldo, Gestora Jales e o Engº Agrº Kergenilson

Secretária de Agricultura Edjane de Oliveira

Fonte: Kergenilson de Paiva Menezes (Emater-RN)

terça-feira, 19 de julho de 2011

Fundado em Rafael Godeiro-RN o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF)

Neste sábado (16), foi realizado no município de Rafael Godeiro a fundação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), onde participaram mais de 100 agricultores e agricultoras familiares da Assembléia de fundação do Sintraf.



Participaram do evento os coordenadores da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, Pôla Pinto e Hildebrando Rocha.



Vereador Unilson Filho, destacando a importância do SINTRAF no nosso Município.



Varias lideranças das associações rurais e políticas do município prestigiaram o evento de fundação do Sintraf, onde demonstraram apoio a luta visando o fortalecimento da agricultura familiar do município de Rafael Godeiro. O dirigente do fórum das associações de Patu Aluizio Dutra também participou do encontro.



Desde janeiro deste ano que o um grupo com mais de 20 agricultores familiares vinha discutindo sobre a criação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf). Esse grupo vinha também participando das atividades da FETRAF/RN tanto na região como em nível estadual.




A jovem agricultora Maria Karina da Silva Cortez foi eleita presidente do Sintraf, com um mandato até 16 de Julho de 2015, juntamente com os demais membros da diretoria. “Vamos realizar um trabalho voltado para o fortalecimento da agricultura familiar como vem acontecendo em vários municípios da região”, destacou Karina durante seu pronunciamento.
Fonte:
Postado por Pôla Pinto às 19:58:00 0 comentários.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CTSAN) do Sertão do Apodi-RN

Emater e Prefeitura Municipal de Rafael Godeiro-RN presentes na CTSAN


 Engº Agrº Kergenilson de Paiva Menezes e a Nutricionista Kaline  de Paiva Silva


 Engª Florestal Albanita, Engª Agrª Djanira e o Engº Agrº Francisco Antônio



Realizada dia (07.07.2011) a Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Sertão do Apodi-RN com objetivos básicos de identificar avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar, partindo das seguintes diretrizes: 1) Promover acesso universal à alimentação saudável e adequada; 2) Promover o abastecimento e estruturação de sistemas sustentáveis e descentralizados, de base agroecológica de produção, extração, processamento e distribuição de alimentos; 3) Instituir processos permanentes de educação alimentar e nutricional, pesquisa e formação nas áreas de segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação adequada; 4) Promover e universalizar as ações de segurança alimentar e nutricional para quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais de que trata o art. 3, povos indígenas e assentados de reforma agrária; 5) Fortalecer as ações de alimentação e nutrição em todos os níveis da atenção à saúde; 6) Promover o acesso universal à água de qualidade e em quantidade suficiente, com prioridade para as famílias em situação de insegurança hídrica e para a produção de alimentos da agricultura familiar e da pesca e da aquicultura e 7) Apoio a iniciativas de promoção da soberania alimentar, segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação adequada em âmbito internacional e a negócios internacionais. Após as discussões das diretrizes, foram tomadas as questões e prioridades que deveriam conter na  III CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE, que realizar-se-á no dia 31/08 à 01/09/2011, em Natal-RN, no Hotel Imirá Plaza.

Fonte:
Kergenilson de Paiva Menezes
Analista de Extensão Rural
Emater de Rafael Godeiro-RN

sábado, 2 de julho de 2011

AGRICULTORES FAMILIARES UTILIZAM TECNOLGIA DE ENSILAGEM

Os Agricultores Familiares das Comunidades Rurais de Teixeira, Caiçara, Várzea do Barro, Riacho Verde, Cachoeira e Tanques utilizam tecnologia alternativa de convivência no semiárido para produzir silagem. Esta tecnologia é um processo de preservação da forragem verde, em recipiente apropriado, por meio de uma fermentação anaeróbica controlada chamada de ENSILAGEM; o produto obtido, chama-se de SILAGEM; o recipiente, chama-se de SILO. A Associação Comunitária, representada por Edino de Paiva, tem sua própria ensiladeira; a Prefeitura Municipal, na gestão de Dr. Abel Filho, contribui no fornecimento de óleo diesel e lonas plásticas; A Emater, representada pelo Engenheiro Agrônomo Kergenilson e a Diaconia pela técnica Ana Paula Gomes e o técnico Igor Arruda que entram no processo de capacitação, acompanhamento e assistência técnica.. A Associação fez um planejamento de execução de 13 (treze) silos de superfície e, cada silo, tem em média 18 toneladas. O material para ensilar utilizado é milho, sorgo, cana-de-açúcar e capim elefante e a mão-de-obra de carregamento, compactação, cobertura dos silos é feita através da união dos associados. "Edino de Paiva destaca a importância da parceria das Instituições em trazer benefícios para os agricultores familiares". "Esta alternativa tem uma grande vantagem que é o fornecimento de alimento de ótima qualidade no período de estiagem; outra vantagem diz respeito ao custo de construção do silo ser relativamente baixo, pontuou o Técnico da Emater." As fotos abaixo são da construção do silo de superfície na Propriedade do Agricultor Familiar, Anacleto Pinto de Mesquita, realizada no dia 22 de junho de 2011.


ETAPAS DO PROCESSO DE ENSILAGEM

 
 

Fonte: Kergenilson de Paiva Menezes, Analista de Extensão Rural da Emater de Rafael Godeiro-RN.